SQUASH
  • Aulas e locações.
  • Quadra com arquibancada.
  • Piso flutuante.

Squash

O que o SQUASH faz pelo seu corpo:

  • modela as pernas e glúteos
  • fortalece os músculos peitorais e as costas
  • aumenta o condicionamento físico
  • emagrece (600 a 800 calorias por hora)

ATIVIDADE GASTO CALÓRICO
p/ Hora
squash (competição) 760
corrida (10 km/h) 664
natação (crawl rápido) 561
basquete (competição) 532
tênis (competição) 525
vôlei (competição) 525
aeróbica (competição) 482
step (30 subidas/min) 447

História do SQUASH

 

 

 

 

 

 

 

Poucos esportes tiveram origens tão variadas como o squash. Não existem, no entanto, dúvidas de que seja uma derivação do "rackets" - um esporte muito parecido com o tênis. Com muita força e raiva, a primeira bolinha foi arremessada por um presidiário contra um dos muros da Penitenciária de Fleet Debtor, em Londres, mais ou menos no começo do século XIX. E foi, certamente, neste lugar que surgiram os primeiros sinais do squash moderno.

 

 

 

 

 

"Rackets" - O Irmão mais Velho

O "rackets" tem suas origens nos mais variados jogos com bola que se desenvolveram em diversas partes do mundo, como Índia e Inglaterra, e nas províncias bascas da Espanha e França.

Ao invés de raquetes eram usados pesados tacos de madeira, a bolinha era dura e as regras, poucas. Em 1800, o "rackets" era um jogo muito popular na Inglaterra, sendo inclusive jogado também nas tavernas. Harrow foi a primeira escola a praticar o jogo regularmente em 1822.

Aos poucos o "rackets" mudou das tavernas e prisões para os clubes, universidades e escolas. O quartel general do esporte se transferiu para o Prince's Club em Londres, com seis campos. Foi então que aconteceram os primeiros jogos universitários que continuaram até o fechamento do clube em 1866.

No ano seguinte foi aberto o Queen's Club onde aconteceu o campeonato britânico em fevereiro daquele ano - e a partir daí começaram os mais importantes campeonatos de "rackets".

Sempre citado nos livros da época, o "rackets" foi enaltecido nas palavras escritas por William Hazlitt - famoso escritor inglês - que achava que, sobre todos os campos, deveria haver a seguinte inscrição: "Quem entra aqui, se esquece de si mesmo, dos seus amigos e de seu país".

Ficou claro, então, que o squash tenha derivado do "rackets". Um livro publicado em 1926 contém a seguinte afirmação: "o rackets é uma ótima forma dos principiantes de squash aprenderem o trabalho correto das pernas e para entenderem como a bola ricocheteia nas paredes da quadra".

Até 1908, quando Evan Noel conquistou o título masculino solo nas Olimpíadas de Londres, o "rackets" não era considerado um esporte olímpico. Mais tarde, em 1932, 1933 e 1934 sua filha Susan Noel conquistava o título de campeã de squash no British Open.

A Evolução do Squash

Na metade do século XIX, o novo esporte já era chamado de "Squash", nome que, em inglês, quer dizer esmagar, uma provável referência à nova bolinha, agora mais macia.

Nessa época, o squash era privilégio dos "gentlemen" londrinos e do exército britânico. Da mesma forma que, quando a modalidade começou a ser divulgada no Brasil, no início da década de 70, também era um esporte exclusivo da elite.

Alguns dos Fundamentos e Jogadas

Paralela - Rebater a bola para que ela retorne na mesma direção.
Cruzada
- Rebater a bola com o objetivo de inverter o lado do jogo para deixá-la mais longe do adversário, prejudicando sua rebatida.
Boast
- Jogada com as paredes laterais em que a bola chega à parede central com menor velocidade, obrigando o jogador a correr e evitar o segundo pique da bola no chão.
Drop - A rebatida é fraca para acertar a bola nas proximidades da linha de lata, como se fosse colocada a bola longe do alcance do adversário.
Lob - A bola faz uma parábola por cima do jogador com o objetivo de obrigá-lo a ir ao fundo da quadra.
Voleio - Rebater no ar, sem deixar a bola quicar. É para intensificar o jogo e dificultar o posicionamento adversário.
Nick - Principal jogada no Squash. Depois de tocar na parede frontal, a bola acerta no ponto de junção da parede lateral com o chão e não pula, impedindo a resposta do adversário.


Slice Tennis
Alameda África, 619, Polo Empresarial Tamboré, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brasil
E-mail: slice@academiaslicetennis.com.br | Website: www.academiaslicetennis.com.br
2017 Copyright Slice Tennis
Slice Tennis
Alameda África, 619, Polo Empresarial Tamboré, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brasil
E-mail: slice@academiaslicetennis.com.br | Website: www.academiaslicetennis.com.br
2017 Copyright Slice Tennis